"Um encontro entre o inTerno e o maTerno"

Em que consiste?

O Terno foi criado de mulheres para mulheres, como resposta à lacuna que existe na prevenção e intervenção psicológica junto da mulher grávida,  no pós-parto, bem como na perda gestacional.

Para que serve?

Tem como principal missão cuidar da mulher que se está a preparar para cuidar ou já cuida do/ seu/sua bebé. Este serviço olha para a mulher-mãe como um todo, visando o apoio emocional oferecido pelos familiares, os cuidados dos profissionais de saúde da mãe e do bebé. Sendo estes, fundamentais na forma como a maternidade acontece e influenciando a relação da mulher com ela própria, com o/a bebé, bem como com o mundo em geral e as suas relações mais significativas. Assim, perspetivando a mulher grávida e mulher-mãe no seu todo, o apoio psicológico está em sintonia com as suas reais necessidades. Este apoio psicológico é por isso especializado, intervindo naquele que é o encontro entre o inTerno e o maTerno.

Porquê?

A gravidez e a maternidade são acontecimentos com peso simbólico para todos/as os/as envolvidos/as. A intervenção e suporte psicológico nesta fase podem ser particularmente facilitadores dos recursos mentais e emocionais da mulher-mãe, permitindo um maior acesso  aos inúmeros pensamentos, sentimentos e emoções despoletados na relação com a sua parte materna e o/a seu/sua bebé. Reconhecemos que agir e intervir antecipadamente poderá prevenir questões como depressão pós-parto, traumas e fobias associadas, ansiedade, e outras patologias. Sendo que, este mesmo suporte se torna essencial nos períodos  subsequentes ao pós-parto ou em caso de perda gestacional. 

 

Como acontecem as sessões?

     - Presencialmente (dependente das restrições e recomendações mais atualizadas da DGS);

     - Videochamada;

     - Por tanto tempo quanto a mulher sentir que lhe faz sentido.

    

   

A quem se destina?

     - Grávidas;

     - Mães até 3 anos após o  parto

     - Mães que passaram por uma perda gestacional

     

Como me posso inscrever?

Entre em contacto connosco através de:

folhear.psicoterapia@gmail.com | Tel. 966 362 857

Valor acessível sob consulta.